Cadastro para Esterilização de Cães e Gatos

×

Inscrições Encerradas. As inscrições serão reabertas no dia 15/08/2022.

Fazer cadastro

Informações Sobre o Tutor

Atenção! Somente serão aceitos cadastros para o municípo de Sete Lagoas, MG.
Observação! O número do cartão nacional de saúde pode ser obtido em uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, ou através do website cartaosus.com.br.
Sim Não

Informações Sobre o Animal

Macho Fêmea

Pequeno Médio Grande

Mês(es)
Ano(s)
Observação! Para serem submetidos à esterilização, os animais devem ter no mínimo 6 (seis) meses e no máximo 7 (anos) anos.
O CCZ não realiza esterilização:
  • em animais idosos;
  • em cadelas acima de 15KG;
  • em animais com lesões cutâneas, epilépticos, obesos;
  • em animais no cio (cadelas/gatas) ou em gestação avançada (cadelas/gatas). Se a cadela/gata estiver no cio, deve-se aguardar pelo menos 20 dias após o término do mesmo para realizar a esterilização. Em caso de gestação (cadelas/gatas) recente, deve-se aguardar pelo menos 60 dias após o parto para realizar a esterilização.
Felino Canino
Observação! O CCZ não realiza castração em cães e gatos braquicefálicos. As raças mais populares que têm essa condição física são: Caninos: shi-tzu, bulldog inglês, bulldog frances, pug, boxer, pequinês, boston terrier, dogue de bordeaux, lhasa apso, sharpei, King Charles Spaniel, Staffordshire bull terrier, Yorkshire terrier. Felinos: persa.
vive na rua/comunitário Resgatado Adotado Comprado Protetor ONG

A saúde do seu companheiro depende de você

Leia todos os critérios e pré-requisitos com atenção!

O cadastro para esterilização de cães e gatos deverá ser feito mediante preenchimento e envio deste formulário eletrônico. As solicitações serão avaliadas pela equipe responsável e, se aceitas, o solicitante deverá aguardar o contato da equipe do CCZ para agendamento. O prazo de espera poderá variar de acordo com a demanda. Cabe ao solicitante acompanhar o andamento de sua solicitação no site.

Critérios quanto ao solicitante

  • Informar o número do CAD UNICO e/ou NIS. Levar no dia da castração o comprovante (xerox) de renda familiar de até 2 salários mínimos se não possuir benefício do governo.
  • Em caso de impossibilidade de comparecer, o procedimento deve ser desmarcado com 24h de antecedência. Em caso de ausência no dia agendado, sem aviso prévio, a solicitação será cancelada e o interessado só terá direito a realizar novo processo de cadastramento para cirurgia de esterilização do animal decorridos 6 (seis) meses contados a partir da data agendada.
  • O solicitante deve ser maior de 18 anos e residir no município de Sete Lagoas/MG.
  • Cada solicitante tem direito de cadastrar o limite máximo de 3 (três) animais, sendo que à medida em que as cirurgias forem realizadas, novas vagas serão disponibilizadas para cadastramento;
  • É de inteira responsabilidade do solicitante informar corretamente 1 (um) ou 2 (dois) contatos telefônicos.
  • A cada solicitação é gerado um número de cadastro para controle interno, não correspondendo à ordem de atendimento ou agendamento.
  • As solicitações passam por uma triagem, podendo ser aprovadas ou não. É de responsabilidade do solicitante acompanhar o andamento da sua solicitação pelo site.
  • Após a aprovação do cadastro, o solicitante deverá aguardar o contato telefônico do CCZ, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, para fins de agendamento. Após 2 (duas) tentativas de contato sem sucesso, o cadastro será cancelado, podendo o solicitante realizar novo cadastro quando desejar.
  • No dia agendado para a cirurgia de esterilização, é obrigatória a apresentação e cópia (xerox) do documento de identidade com foto e comprovante (xerox) de residência, (IPTU, CEMIG, SAAE) em seu nome. Em caso de impossibilidade de comparecimento no dia agendado, o solicitante poderá designar um representante através de declaração escrita e assinada a ser apresentada ao CCZ juntamente com os documentos supracitados, bem como um documento de identificação do representante;
  • No dia agendado para a cirurgia de esterilização o solicitante deve chegar com 30 minutos de antecedência, sob pena de ter o atendimento cancelado.
  • No dia agendado para a cirurgia, o solicitante deve levar:
    1. No caso de cadela/gata: cobertor, atadura crepom (faixa) nova e colar elisabetano ou macacão cirúrgico;
    2. No caso de cão: cobertor e colar elisabetano;
    3. No caso de gato: cobertor.

    Importante: Cães e cadelas devem ser conduzidos em guias próprias. Nunca soltos. Felinos devem ser transportados em caixas de transporte próprias, nunca no colo ou em guias, devido ao risco de fugas.

  • Excepcionalmente, o CCZ poderá cancelar cirurgias agendadas, ocasião em que o solicitante será comunicado por telefone com até 24 horas de antecedência e o procedimento será remarcado.
  • A cirurgia de esterilização só será realizada mediante leitura, preenchimento e assinatura pelo solicitante do Termo de Autorização para Realização de Cirurgia.

Critérios quanto aos cães e gatos

  • Não serão castrados animais reagentes para leishmaniose. Todos os cães farão teste rápido para leishmaniose antes do procedimento e em caso positivo será coletado sangue para envio ao laboratório e animal somente será castrado após resultado negativo no segundo exame.
  • Gatos com feridas será coletado o material para o exame de esporotricose. Só serão castrados os negativos.
  • O CCZ não realiza esterilização:
  • em animais idosos;
  • em cadelas acima de 15KG;
  • em animais com lesões cutâneas, epilépticos, obesos;
  • em animais no cio (cadelas/gatas) ou em gestação avançada (cadelas/gatas). Se a cadela/gatas estiver no cio, deve-se aguardar pelo menos 20 dias após o término do mesmo para realizar a esterilização. Em caso de gestação (gatas ou cadelas) recente, deve-se aguardar pelo menos 60 dias após o parto para realizar a esterilização.
  • Antes da cirurgia de esterilização, os animais poderão ser submetidos a exame clínico pelo médico veterinário do CCZ, podendo ser considerados inaptos para a cirurgia, caso sejam constatadas quaisquer alterações consideradas significativas e que impossibilitem a realização da cirurgia.
  • No caso de caninos, o solicitante pode apresentar exame recente (menos de 6 meses) de leishmaniose ou submeter o animal, no CCZ, ao teste rápido para Leishmaniose Visceral no dia agendado. Em caso de resultado negativo a cirurgia poderá ser realizada imediatamente. Em caso de resultado positivo, a cirurgia não poderá ser realizada imediatamente e o solicitante deverá aguardar o resultado do exame sorológico ELISA (confirmatório para Leishmaniose Visceral).
  • O CCZ não realiza exames de risco cirúrgico, sendo altamente recomendado que o solicitante o faça por conta própria.
  • Cães e gatos comunitários ou abandonados recolhidos pelo CCZ são atendidos prioritariamente, assim como cães e gatos pertencentes a imóveis ou regiões do município onde seja constatada a necessidade de atendimento imediato, em face da superpopulação de animais, alto risco epidemiológico, calamidades e/ou outros casos específicos mediante avaliação do corpo técnico do CCZ.
  • Cães e gatos comunitários ou abandonados recolhidos por organizações da sociedade civil poderão ser atendidos segundo critérios específicos, objetivando a cooperação mútua, controle populacional ético, guarda responsável e/ou adoção dos animais, mediante celebração de convênios.

No dia do procedimento o solicitante deverá levar uma cópia (xerox) do comprovante residência, uma cópia (xerox) do comprovante de rendimentos da renda familiar de até 2 salários mínimos, uma cópia (xerox) da carteira de identidade, o termo de autorização e o termo de condições gerais de uso e política de dados encontrados nos links abaixo, devidamente preenchidos e assinados.

Documentos para Fazer Download (baixar)

Declaro que li, aceito os termos e condições referentes ao cadastro para esterilização de animais e que as informações declaradas neste formulário são verdadeiras.